segunda-feira, 6 de abril de 2009

Como Não Ser Um Turista Inconveniente Na Cidade De Nova Iorque

Nota: O presente artigo, adaptado de How To Not Be A Douchebag Tourist In NYC http://coedmagazine.com/2008/07/24/how-to-not-be-a-douchebag-tourist-in-new-york-city/ , é um guia simplificado de comportamento para turistas naquela cidade americana, mas que não deixa de ser em algumas partes, adequado também para algumas cidades grandes do Brasil.



Milhões de pessoas visitam Nova Iorque a cada ano. Infelizmente, visitantes ingênuos costumam atrapalhar o cotidiano desta cidade movimentada por desconhecerem os hábitos e comportamento dos moradores locais. Por isso, os turistas são as pessoas mais desprezadas em uma cidade que tem suas próprias regras e gosta de julgar e rotular as pessoas.

Aqui estão algumas regras não escritas que devem ser seguidas para evitar ser incoveniente, e não ser desprezado por todos aqueles que estão ao seu redor:

Dirigir - Se possível não o faça. O transporte público da cidade funciona muito bem, então use-o. Mas se de todo você for obrigado a dirigir um carro, existem algumas regras e por isso sugerimos que você as tenha em mente. Lembre-se que todos estão tentando chegar ao seu destino o mais rápido possível. Se o caminho a sua frente está livre, siga em velocidade compatível com os demais veículos e pare somente nos semáforos vermelhos, cruzamento de faixas de pedestres e respeite o direito preferencial de travessia das vias, de crianças, cães, bicicletas e entregadores.
Acostume-se a mudar de faixas. Em Nova Iorque como na maioria das cidades grandes, é comum a mudança pistas das ruas, em busca de um caminho mais desimpedido. Não tenha medo. Basta estar atento, sinalizar sua intenção e prestar atenção ao tráfego em torno de você. Dessa forma você se sairá bem.

A mudança de faixas ou fusão é o que mantém tudo em movimento. Para mudar de pista corretamente no tráfego lento, como nas entradas de pontes e túneis, mantenha a atenção, sinalize e aguarde que os outros veículos permitam sua manobra. Ao contrário do resto do país, em Nova York, a mudança de faixa acontece quase sempre no último ponto possível e não alguns quilômetros antes de uma bifurcação da via.

O trânsito é bem compacto, por isso não se surpreenda se os veículos atrás ou aos lados, estão muito próximos do seu. Se você não estiver fazendo nada de errado, use a buzina sempre que for preciso para alertar os outros motoristas.

Em bares e restaurantes - Tenha já em mente o que vai pedir antes de chegar ao balcão do bar ou da chegada do garçom ou garçonete a sua mesa. Quando lhe perguntarem o que deseja, diga de forma breve, concisa e coerente. Tenha o dinheiro sempre a mão. Se estiver em uma fila para ser atendido e tiver alguma dúvida ou dificuldade, permita a passagem de quem está atrás. A meta é concluir a transação o mais rapidamente possível.

Gorjetas - No resto do país pode ser aceitável uma gorjeta de 1 dólar para a conta, mas em Nova Iorque essa prática pode ser fatal. Lá, em restaurantes e táxis, a gorjeta normal esperada é de 18 a 20 % do valor da conta. Então, se o sua conta for de 35 dólares, é normal acrescentar mais 7 dólares. Em bares, deixe um dólar para cada drink servido. Se não fizer isso, terá que esperar bastante até que o garçom resolva lhe atender outra vez. Outra dica: Gorjetas só em só papel-moeda. Nunca deixe moedas, pois elas não são consideradas como dinheiro real, por lá.

Andando a pé: É muito caro para se viver em Nova Iorque, de forma que realmente tempo é dinheiro. Por essa razão, os nova-iorquinos andam rápido. Todos estão tentando chegar de A até B, no menor tempo e se possível sem parar. Se você não está com pressa, passe para o lado direito da calçada, para que outros possam caminhar livremente. Evite andar nas ruas de mãos dadas com sua acompanhante, pois isso atrapalha o tráfego dos outros pedestres e não é bem visto pelos locais. Por esse motivo os nova-iorquinos odeiam a Times Square, sempre cheia de turistas, e a evitam como se fosse uma praga.

Atravessar as ruas fora da faixa de pedestres, apesar de arriscado, não só é permitido como esperado e necessário em Nova York. Se as pessoas não o fizessem, multidões se formariam em cada esquina. Mas o faça por sua conta e risco. Apesar da maioria das ruas ser de mão única, antes de atravessar, olhe para os dois lados para não ser atropelado por algum mensageiro de bicicleta na contramão.

Não fique parado com seu grupo de amigos em esquinas, portas de lojas ou entradas do metrô. Basicamente, tenha em mente nunca obstruir a passagem dos demais, pois você não será bem visto pelos passantes.

O espaço de cada um - Os novaiorquinos tem sua própria definição de espaço pessoal. Ficar olhando demoradamente para alguém na rua é inaceitável, e dependendo para quem estiver olhando, isso pode gerar alguma encrenca. Olhares rápidos são considerados normais e nada impede que se observe as garotas bonitas ao seu redor.

Falar com estranhos em lugares públicos, sem uma finalidade específica, também não é bem visto. Evite tocar em algum desconhecido se não houver um bom motivo para isso. Somente durante as horas de rush, em vagões do metrô ou ônibus lotados, é aceitável alguma proximidade ou eventuais contatos físicos com estranhos, mas mesmo assim, procure manter espaço entre você, seus pertences e os demais passageiros.

Usando o Metrô - Em primeiro lugar, obtenha um mapa do metrô disponível nas estações. Eles estão gratuitos. Com auxílio dele planeje seu itinerário e pontos de transferência, desde o ponto de origem até o destino para onde vai. Se vai ficar na cidade durante mais de três dias, compre o "7-Day Ilimited Metro Card", que permite que uma pessoa utilize os trens de forma ilimitada por sete dias, com um mínimo de 18 minutos entre viagens, a contar do primeiro dia em que você usá-lo. Isso evita as filas nas estações para comprar bilhetes únicos, principalmente nos horários de rush.

Quando embarcar em um carro do metrô, procure ir diretamente para o centro ou extremidades do vagão, deixando as portas livres e não obstruindo o caminho daqueles que querem desembarcar ou embarcar. Se estiver lotado e a estação estiver cheia também, procure entrar ou sair rapidamente mas sem empurrar ninguém. Um leve toque no ombro seguido de um “excuse me” (me desculpe) é perfeitamente aceitável.

Se de todo for impossível ficar longe das portas em um metrô lotado, não fique no caminho dos demais durante as paradas nas estações. Saia do vagão e deixe as pessoas saírem e depois embarque novamente.
Se você já estiver sentado e caso não existam outros lugares disponíveis nos bancos, ofereça seu lugar a qualquer mulher grávida, pessoa idosa ou mãe com filhos pequenos. A maioria dos novaiorquinos faz isso e se você não fizer, será considerado grosseiro (douchebag).

Vestuário - Embora confortáveis, não use roupas ou sapatos velhos. Nova-iorquinos não usam bermudas ou shorts na cidade e só as garotas usam sandálias. Use calças compridas convencionais, jeans, camisas ou camisetas discretas, sapatos ou tênis. Evite as camisas havaianas, as muito coloridas ou com estampas exageradas. As cores pastel são bem aceitas. Caso contrário você será notado a um quarteirão de distância.

Lidando com mendigos e desequilibrados mentais - Ignore-os.

Visitando Amigos ou familiares - Se você está visitando um amigo ou parente que mora em Nova York, não espere que eles estejam disponíveis para lhe acompanhar o tempo todo. As pessoas tem suas próprias ocupações, portanto nunca lhes peça para te acompanhar nas principais atrações turísticas (Estátua da Liberdade, Empire State Building, etc). Esses lugares estão sempre lotados e quem mora lá os vê todos os dias. Se você precisar de informações, pergunte ao amigo ou familiar, e todos estarão dispostos a lhe ajudar.

Quando ficar em um apartamento de amigo ou parente em Nova Iorque, mantenha todos os seus pertences guardados e fora do caminho. De um modo geral os apartamentos são pequenos, e não existe espaço disponível para ficar atravancado com todas as suas sacolas de compras e lembranças. Isso com certeza vai deixar seu anfitrião irritado e é possível que ele nunca mais lhe convide para ficar hospedado lá.

E não o peça para te pegar ou levar ao aeroporto. Existem táxis, trens e ônibus para tranportá-lo e de qualquer forma ninguém está a fim de fazer isso.

Algumas outras regras, termos e frases que devem ser conhecidas antes de chegar à cidade:

* Se não souber como chegar a um lugar, pergunte. A maioria dos locais lhe dará informações com boa vontade. Mas pergunte só uma vez.. Se não entender ou esquecer, estará por sua conta.

* Guarde sua carteira em um bolso da frente e não ande com dinheiro a vista.

* Preste atenção a tudo a sua volta. Eles fazem isso e você também deve fazê-lo.

* Não converse com as pessoas nos elevadores.

* The City (A Cidade) - significa apenas Manhattan e não o conjunto da ilha e dos demais bairros da cidade.

* Uptown (Parte Superior da Cidade) - Norte, Lado Este Superior (Upper East Side), Lado Oeste Superior (Upper West Side) e Harlem.

* Downtown (Parte Inferior da Cidade) - Sul (South), também conhecida como Sul da rua 14, e frequentemente referida como Lado Este Inferior (Lower East Side), SoHo (Sul da rua Houston), NoHo (Norte da rua Houston) e Village (Greenwich Village).

* Houston: Pronunciado “house-ton,” e não como a cidade homônima no Texas.

* O Trem (The Train) - O Metrô.

* Fucking move!!! - Apesar de ser uma expressão grosseira é aceita como sendo "Desculpe, saia da frente por favor !!!" (Excuse me, please get out of my way quickly !!!).

* (Let me get...) - Significa Pode me servir...(May I have…). Não é considerada rude quando usada ao pedir alguma coisa a um vendedor.

terça-feira, 31 de março de 2009

Professora Inglesa Eleita A Mais Sexy, Posa De Lingerie E Pode Ser Suspensa Da Escola


Natasha Grey, uma professora inglesa de educação física, 30 a, pode ser suspensa da escola onde trabalha com alunos de 11 a 16 anos, por ter posado de lingerie para um site da internet. Em 2002 ela ganhou o concurso de Professora Mais Sexy patrocinado por uma emissora britânica de TV. No ensaio, ela aparece de roupas íntimas, deitada numa cama, em poses sensuais e usando o nome fictício de Tasha.

O ensaio completo pode ser visto em http://www.flickr.com/photos/natasha_nylons/2632446479/ . Para acessar a coletânea há necessidade de ter uma conta no Flickr em http://www.flickr.com/.

sábado, 21 de março de 2009

Astronauta Japonês Vai Testar Nova Cueca Espacial


O astronauta japonês Koichi Wakata, que está a bordo da Estação Espacial desde o último dia 17 de março, terá que cumprir algumas tarefas inusitadas, entre as quais testar uma nova cueca desenvolvida para diminuir o mau cheiro e absorver o suor.

As instruções passadas para Wakata, indicam que a troca das roupas íntimas, camiseta, cueca e meias, só deverá ser feita uma vez por semana.

As peças de vestuário, fabricadas com materiais sintéticos que contém fios de polímeros tratados com anti-bactericidas, foram criadas por pesquisadores da Universidade Feminina do Japão, em parceria com fabricantes de roupas.

A Agência de Investigações Aeroespaciais do Japão, afirma que elas são capazes de absorver o suor e outros líquidos do corpo humano, evaporando-os em poucos minutos. As peças também são resistentes ao fogo e usam fechos de Velcro, o que reduz a geração de eletricidade estática, fator importante para aqueles que trabalham em locais cercados de sensíveis componentes eletrônicos.

A higiene pessoal é feita através de esponjas umedecidas e normalmente os tripulantes trocam a roupa íntima a cada três dias no espaço, porque a água disponível a bordo seria insuficiente para serviços de lavanderia, sendo as roupas após o uso simplesmente descartadas.

Mas devido ao aumento da duração das missões espaciais, os pesquisadores estão trabalhando no desenvolvimento de tecidos para confecção de roupas íntimas que possam ser usadas por mais tempo, sem provocar mal estar causado pelos odores corpóreos dos tripulantes que convivem em ambiente confinado, em que o ar é reciclado e não é renovado.

A nova tecnologia poderá no futuro servir para confecções destinadas para desenvolver roupas para a população em geral.

Além das atividades técnicas que terá de executar como engenheiro de bordo, Koichi Wakata deverá realizar outras 15 tarefas curiosas, entre elas, tentar pingar colírio nos olhos, em ambiente de gravidade zero.

Adaptado de: http://www.telegraph.co.uk/scienceandtechnology/science/sciencenews/5016907/Astronaut-tests-space-age-underpants.html e outras fontes.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Verdade Ou Farsa? - O episódio da brasileira supostamente agredida na Suíça

As reportagens divulgadas com destaque pela mídia brasileira sobre a suposta agressão a uma brasileira, cometida por três homens hipoteticamente pertencentes a um grupo de tendências neonazistas (skinheads) suiços, começam a despertar suspeitas em relação ao episódio, após a divulgação dos resultados das investigações da polícia e dos exames realizados pelos órgãos de medicina forense da Suíça.

De início, na exaltação dos primeiros momentos após a divulgação das notícias e imagens, a maioria dos brasileiros que por natureza é avessa a qualquer prática xenófoba, incluindo jornalistas, especialistas em generalidades, membros da CNBB e do ministério das relações exteriores e até o presidente da república, manifestaram suas acaloradas opiniões de repúdio ao episódio, clamando por explicações e cobrando medidas punitivas rigorosas por parte das autoridades daquele país.

Clique nas imagens para ampliar

Dias depois, após a publicação dos resultados dos exames clínicos e de medicina legal realizados na Suíça, pairam dúvidas em relação ao que na verdade aconteceu na noite do dia 09 de fevereiro, na estação de trem de Dubendorf, uma pequena cidade próxima a Zurique.

As fotos publicadas mostram as sequelas resultantes de ferimentos superficiais na epiderme da barriga e pernas, provocados por algum instrumento cortante.

No entanto, nenhuma outra imagem é mostrada revelando indícios de hematomas ou manchas no rosto, tórax, abdome, braços e pernas, tão comuns e frequentes em qualquer ataque físico cometido por um grupo de homens jovens contra uma mulher indefesa, que teria sem dúvida lutado e se debatido com todas suas forças contra os agressores ao ser arrastada a força para um terreno baldio, procurando se defender ao perceber que iria ser molestada fisica ou sexualmente, ou que poderia até mesmo ser morta.

O suposto aborto provocado também em consequência da agressão, da mesma forma foi descartado pelos exames forenses, embora o pai da vítima que desde os primeiros momentos garantisse que ela estava grávida e que tinha documentos que poderiam comprovar a gravidez, hoje apesar de continuar mantendo a afirmação, declarou que não se lembra onde estão os laudos médicos que comprovem a gestação, assim como não explicou como uma gravidez de gêmeos foi detectada sem a existência de ultrasonografia abdominal ou de exames clínicos e laboratoriais.

Diante da evolução das notícias, nota-se uma cautelosa retração dos comentários da mídia e das autoridades brasileiras em relação a esse episódio, no mínimo suspeito, e se existe algum fato obscuro e desconhecido por trás dessa história mal explicada, e que a bem da verdade, todos nós esperamos que venha a ser logo elucidada pela austera polícia suiça.

Follow up em 17/02/09:

Segundo notícia divulgada pela revista Época na edição nº 561 de 16/02/2009 em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI26956-15227,00-PAULA+ENVIOU+A+AMIGOS+ULTRASSOM+FALSO+DIZ+COLEGA.html , Paula Oliveira teria avisado aos colegas e amigos por e-mail a suposta gravidez de gêmeos, anexando inclusive uma imagem de ultrasom abdominal para "comprovar" o fato.

O anexo do e-mail - "Twins 6 wks” ("Gêmeos 6 semanas"):


No entanto, uma colega de trabalho desconfiou da notícia, uma vez que Paula já era conhecida pelos funcionários na empresa Maersk, pelo fato de inventar histórias para chamar a atenção e por isso, ao fazer uma busca no Google Images, encontrou a mesma foto e que está disponível no site www.about.com (http://pregnancy.about.com/cs/ultrasounds/l/bluspic1aaaaae.htm).

A imagem encontrada no Google:


A mesma colega de trabalho, declarou ainda que Paula anteriormente havia afirmado que seu ex-marido havia morrido no acidente com o avião da TAM em Congonhas, em julho de 2007, acrescentando: “Quando ocorreu o acidente da TAM, recebi alguns e-mails das pessoas lamentando a morte do marido dela, que estaria no avião. Mas na lista de mortos no acidente não tem nenhum François”, explicou. “Foi aí que todos passaram a desconfiar do que ela falava”.

No dia 13 de fevereiro, a polícia suiça apresentou o laudo médico, onde constaria que a moça não estava grávida, e que a alegada hemorragia não passava de uma simples menstruação, o que reforçaria a hipótese de que ela teria produzido os cortes superficiais em sua barriga e pernas.

No último fim de semana, o pai de Paula, Paulo Oliveira, declarou que não tinha como comprovar a gravidez da filha, acrescentando: "Em qualquer circunstância, minha filha é vítima. Ou ela é vítima de graves distúrbios psicológicos, ou vítima da agressão que desde o início ela sustenta e eu não tenho motivos ainda para duvidar".

Follow-up em 22/03/09:

Segundo notícias divulgadas pela mídia em 22/03/09 , Paula Oliveira está afastada do trabalho na empresa dinamarquesa A.P.Moller-Maersk e está respondendo a processo na justiça suíça, por ter denunciado um suposto ataque contra ela por um grupo neonazista no dia 9 de fevereiro, na estação de trem de Stettbach, em Dübendorf, cidade vizinha a Zurique, fato posteriormente desmentido pela polícia e autoridades forenses daquele país. O misterioso namorado suíço Marco Trepp sumiu de circulação há algumas semanas.


No dia 18 de fevereiro, a revista Die Weltwoche publicou uma reportagem revelando detalhes sobre o depoimento da brasileira à polícia de Zurique. Segundo a publicação, Paula teria confessado a farsa e admitido que se automutilou com um instrumento cortante que levava em sua bolsa. Existe suspeita que ela queria obter uma indenização estimada entre 50 mil e 100 mil euros da Opfer Hilfe, agência suíça de apoio às vítimas de crimes contra a pessoa.

Segundo o site http://www.opferhilfe-sg.ch/ :

"...Compensation / Satisfaction
The Advisory Offices for Aid to Victims in St.Gallen, Appenzell AI and AR are available to persons affected by acts of violence, their members of family and resource persons as well as professionals...
...Persons who have suffered prejudice as a result of a criminal action and can credibly show that they receive no or insufficient benefits from third parties (perpetrator, insurance schemes etc.) may apply for compensation and/ or satisfaction...
...The relevant application must be made to the appropriate cantonal authority within two years of the criminal act in the canton in which that act was committed, failing which the entitlement to claim is time-barred..."

"Compensação / Satisfação:
...Os centros de asesoramiento de ajuda para vítimas de St.Gallen, Appenzell AI e AR estão a disposição das pessoas afetadas por atos violentos...
...As pessoas que sofreram danos físiscos motivados por delito penal e que podem comprovar que não receberam nenhuma ou insuficiente indenização de terceiros (autor, autora, companhias de seguros, etc.), podem solicitar uma indenização por danos pessoais...
A solicitação deve ser apresentada no prazo de até dois anos após o delito, a autoridade cantonal competente onde ocorreu o crime, após o que o direito a reclamação estará prescrito...

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Avó Sul-Coreana É Reprovada Pela 771ª Vez Nos Exames De Habilitação Para Carteira De Motorista

Uma obstinada avó sul-coreana conseguiu ser reprovada 771 vezes nos exames de habilitação para carteira de motorista, segundo informação da polícia nesta última quinta-feira, e um jornal local afirmou que ele continuará tentando.

A senhora de 68 anos, identificada apenas pelo sobrenome Cha, vem fazendo as provas continuamente desde 2005 na cidade de Wanju, província de North Jeolla, no sudoeste da Coréia do Sul. Na última segunda feira ele foi reprovada mais uma vez. O jornal The Korea Times afirmou que ela continuará tentando.

"É um número recorde aqui, mas eu imagino que ela vai tentar pela 772ª vez", afirmou o sargento de polícia Choi Yong-Cheol, supervisor dos exames de habilitação para motoristas do Distrito de Deokjingu daquela cidade. Ainda segundo ele, a senhora Cha não conseguiu passar nas provas escritas preliminares em que é exigido o acerto mínimo de 60% das questões propostas e seus resultados ficam sempre entre 30 e 50%.

A mídia local informou também que a senhora Cha, vende refeições prontas e outros ítens domésticos de porta em porta em conjuntos residenciais, tranportados por ela em um carrinho de supermercado, por isso ela precisa tirar a habilitação e depois conseguir um carro para aumentar suas vendas.

A polícia estima que ela já tenha gasto mais de 4,7 milhões de wons, equivalentes a US$ 3,6 mil (USD $ 1 = KRW $ 1.373,34) com todas as taxas de inscrição, cujo valor unitário é de 6 mil wons, sem contar outras despesas.

"Sinto pena cada vez que Cha é reprovada. Quando ela conseguir passar eu farei uma placa comemorativa e entregarei para ela", afirmou outro policial.

Traduzido e adaptado de: http://news.yahoo.com/s/afp/20090205/wl_asia_afp/skoreamotoringoffbeat e http://www.koreatimes.co.kr/www/news/nation/2009/02/113_38960.html

domingo, 18 de janeiro de 2009

Milagre No Rio Hudson

O incrível pouso do Airbus A320 da US Airways na água:

Novo vídeo CCTV do prédio da Prefeitura de NYC com imagens do momento do pouso:



O avião praticamente inteiro após ser retirado da água na noite de 17/Jan:

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Rebocando O Reboque

Inconformada com o iminente reboque de seu carro, provavelmente estacionado em local não permitido, a motorista não teve dúvida em tomar uma atitude corajosa e surpreendente.