quarta-feira, 14 de maio de 2008

O Incrível Aeroporto de Lukla No Nepal

Texto, foto e vídeo.

O vilarejo de Lukla no Nepal é o ponto de partida para muitos entusiastas de caminhadas por trilhas naturais em montanhas (trekking), e para os turistas só é acessível via aérea partindo de Kathmandu e descendo em uma pista de pouso com caraterísticas sui generis e perigosas, dificilmente igualada por outra no mundo.
A pista foi construída em meados da década de 1960, segundo instruções de Sir Edmund Hillary, o 1º homem a escalar o Everest em 1953 e recentemente falecido.


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Ela está situada a 3000 metros acima do nível médio do mar, tem 350 metros de comprimento e apresenta desnível acima de 30 metros entre suas cabeceiras mais baixa e mais alta, formando um ângulo de cerca de 10 graus, o que é útil para ajudar nas acelerações/desacelerações das decolagens e pousos.

Aeronaves STOL (Short Takeoff and Landing), principalmente os De Havilland DHC-6-300 Twin Otter, com capacidade para até 20 passageiros, das empresas nepalesas Royal Nepal Airlines, Skyline Airways e Yeti Airlines, ou helicópteros são os únicos que conseguem operar em tão pouco espaço e fazem vôos diários, exceto no inverno, entre Kathmandu/Lukla/Kathmandu.

Nos meses de setembro/outubro quando ocorre a maior procura por parte dos esportistas na região, é a época em que a pequena pista é utilizada por cerca 15 a 20 aviões diariamente, começando as 07:00 horas da manhã e se estendendo até o meio-dia ou 01:00 hora da tarde. Nesse período é raro encontrar um lugar vago nos aviões.

Depois desse horário, quase sempre, os vôos tornam-se impraticáveis devido a formação de nuvens espessas que cobrem a região e aos ventos fortes nas encostas da montanha.

Vídeo You Tube:
Lukla Airport October 2007 (4 min 40 seg):

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