segunda-feira, 6 de abril de 2009

Como Não Ser Um Turista Inconveniente Na Cidade De Nova Iorque

Nota: O presente artigo, adaptado de How To Not Be A Douchebag Tourist In NYC http://coedmagazine.com/2008/07/24/how-to-not-be-a-douchebag-tourist-in-new-york-city/ , é um guia simplificado de comportamento para turistas naquela cidade americana, mas que não deixa de ser em algumas partes, adequado também para algumas cidades grandes do Brasil.



Milhões de pessoas visitam Nova Iorque a cada ano. Infelizmente, visitantes ingênuos costumam atrapalhar o cotidiano desta cidade movimentada por desconhecerem os hábitos e comportamento dos moradores locais. Por isso, os turistas são as pessoas mais desprezadas em uma cidade que tem suas próprias regras e gosta de julgar e rotular as pessoas.

Aqui estão algumas regras não escritas que devem ser seguidas para evitar ser incoveniente, e não ser desprezado por todos aqueles que estão ao seu redor:

Dirigir - Se possível não o faça. O transporte público da cidade funciona muito bem, então use-o. Mas se de todo você for obrigado a dirigir um carro, existem algumas regras e por isso sugerimos que você as tenha em mente. Lembre-se que todos estão tentando chegar ao seu destino o mais rápido possível. Se o caminho a sua frente está livre, siga em velocidade compatível com os demais veículos e pare somente nos semáforos vermelhos, cruzamento de faixas de pedestres e respeite o direito preferencial de travessia das vias, de crianças, cães, bicicletas e entregadores.
Acostume-se a mudar de faixas. Em Nova Iorque como na maioria das cidades grandes, é comum a mudança pistas das ruas, em busca de um caminho mais desimpedido. Não tenha medo. Basta estar atento, sinalizar sua intenção e prestar atenção ao tráfego em torno de você. Dessa forma você se sairá bem.

A mudança de faixas ou fusão é o que mantém tudo em movimento. Para mudar de pista corretamente no tráfego lento, como nas entradas de pontes e túneis, mantenha a atenção, sinalize e aguarde que os outros veículos permitam sua manobra. Ao contrário do resto do país, em Nova York, a mudança de faixa acontece quase sempre no último ponto possível e não alguns quilômetros antes de uma bifurcação da via.

O trânsito é bem compacto, por isso não se surpreenda se os veículos atrás ou aos lados, estão muito próximos do seu. Se você não estiver fazendo nada de errado, use a buzina sempre que for preciso para alertar os outros motoristas.

Em bares e restaurantes - Tenha já em mente o que vai pedir antes de chegar ao balcão do bar ou da chegada do garçom ou garçonete a sua mesa. Quando lhe perguntarem o que deseja, diga de forma breve, concisa e coerente. Tenha o dinheiro sempre a mão. Se estiver em uma fila para ser atendido e tiver alguma dúvida ou dificuldade, permita a passagem de quem está atrás. A meta é concluir a transação o mais rapidamente possível.

Gorjetas - No resto do país pode ser aceitável uma gorjeta de 1 dólar para a conta, mas em Nova Iorque essa prática pode ser fatal. Lá, em restaurantes e táxis, a gorjeta normal esperada é de 18 a 20 % do valor da conta. Então, se o sua conta for de 35 dólares, é normal acrescentar mais 7 dólares. Em bares, deixe um dólar para cada drink servido. Se não fizer isso, terá que esperar bastante até que o garçom resolva lhe atender outra vez. Outra dica: Gorjetas só em só papel-moeda. Nunca deixe moedas, pois elas não são consideradas como dinheiro real, por lá.

Andando a pé: É muito caro para se viver em Nova Iorque, de forma que realmente tempo é dinheiro. Por essa razão, os nova-iorquinos andam rápido. Todos estão tentando chegar de A até B, no menor tempo e se possível sem parar. Se você não está com pressa, passe para o lado direito da calçada, para que outros possam caminhar livremente. Evite andar nas ruas de mãos dadas com sua acompanhante, pois isso atrapalha o tráfego dos outros pedestres e não é bem visto pelos locais. Por esse motivo os nova-iorquinos odeiam a Times Square, sempre cheia de turistas, e a evitam como se fosse uma praga.

Atravessar as ruas fora da faixa de pedestres, apesar de arriscado, não só é permitido como esperado e necessário em Nova York. Se as pessoas não o fizessem, multidões se formariam em cada esquina. Mas o faça por sua conta e risco. Apesar da maioria das ruas ser de mão única, antes de atravessar, olhe para os dois lados para não ser atropelado por algum mensageiro de bicicleta na contramão.

Não fique parado com seu grupo de amigos em esquinas, portas de lojas ou entradas do metrô. Basicamente, tenha em mente nunca obstruir a passagem dos demais, pois você não será bem visto pelos passantes.

O espaço de cada um - Os novaiorquinos tem sua própria definição de espaço pessoal. Ficar olhando demoradamente para alguém na rua é inaceitável, e dependendo para quem estiver olhando, isso pode gerar alguma encrenca. Olhares rápidos são considerados normais e nada impede que se observe as garotas bonitas ao seu redor.

Falar com estranhos em lugares públicos, sem uma finalidade específica, também não é bem visto. Evite tocar em algum desconhecido se não houver um bom motivo para isso. Somente durante as horas de rush, em vagões do metrô ou ônibus lotados, é aceitável alguma proximidade ou eventuais contatos físicos com estranhos, mas mesmo assim, procure manter espaço entre você, seus pertences e os demais passageiros.

Usando o Metrô - Em primeiro lugar, obtenha um mapa do metrô disponível nas estações. Eles estão gratuitos. Com auxílio dele planeje seu itinerário e pontos de transferência, desde o ponto de origem até o destino para onde vai. Se vai ficar na cidade durante mais de três dias, compre o "7-Day Ilimited Metro Card", que permite que uma pessoa utilize os trens de forma ilimitada por sete dias, com um mínimo de 18 minutos entre viagens, a contar do primeiro dia em que você usá-lo. Isso evita as filas nas estações para comprar bilhetes únicos, principalmente nos horários de rush.

Quando embarcar em um carro do metrô, procure ir diretamente para o centro ou extremidades do vagão, deixando as portas livres e não obstruindo o caminho daqueles que querem desembarcar ou embarcar. Se estiver lotado e a estação estiver cheia também, procure entrar ou sair rapidamente mas sem empurrar ninguém. Um leve toque no ombro seguido de um “excuse me” (me desculpe) é perfeitamente aceitável.

Se de todo for impossível ficar longe das portas em um metrô lotado, não fique no caminho dos demais durante as paradas nas estações. Saia do vagão e deixe as pessoas saírem e depois embarque novamente.
Se você já estiver sentado e caso não existam outros lugares disponíveis nos bancos, ofereça seu lugar a qualquer mulher grávida, pessoa idosa ou mãe com filhos pequenos. A maioria dos novaiorquinos faz isso e se você não fizer, será considerado grosseiro (douchebag).

Vestuário - Embora confortáveis, não use roupas ou sapatos velhos. Nova-iorquinos não usam bermudas ou shorts na cidade e só as garotas usam sandálias. Use calças compridas convencionais, jeans, camisas ou camisetas discretas, sapatos ou tênis. Evite as camisas havaianas, as muito coloridas ou com estampas exageradas. As cores pastel são bem aceitas. Caso contrário você será notado a um quarteirão de distância.

Lidando com mendigos e desequilibrados mentais - Ignore-os.

Visitando Amigos ou familiares - Se você está visitando um amigo ou parente que mora em Nova York, não espere que eles estejam disponíveis para lhe acompanhar o tempo todo. As pessoas tem suas próprias ocupações, portanto nunca lhes peça para te acompanhar nas principais atrações turísticas (Estátua da Liberdade, Empire State Building, etc). Esses lugares estão sempre lotados e quem mora lá os vê todos os dias. Se você precisar de informações, pergunte ao amigo ou familiar, e todos estarão dispostos a lhe ajudar.

Quando ficar em um apartamento de amigo ou parente em Nova Iorque, mantenha todos os seus pertences guardados e fora do caminho. De um modo geral os apartamentos são pequenos, e não existe espaço disponível para ficar atravancado com todas as suas sacolas de compras e lembranças. Isso com certeza vai deixar seu anfitrião irritado e é possível que ele nunca mais lhe convide para ficar hospedado lá.

E não o peça para te pegar ou levar ao aeroporto. Existem táxis, trens e ônibus para tranportá-lo e de qualquer forma ninguém está a fim de fazer isso.

Algumas outras regras, termos e frases que devem ser conhecidas antes de chegar à cidade:

* Se não souber como chegar a um lugar, pergunte. A maioria dos locais lhe dará informações com boa vontade. Mas pergunte só uma vez.. Se não entender ou esquecer, estará por sua conta.

* Guarde sua carteira em um bolso da frente e não ande com dinheiro a vista.

* Preste atenção a tudo a sua volta. Eles fazem isso e você também deve fazê-lo.

* Não converse com as pessoas nos elevadores.

* The City (A Cidade) - significa apenas Manhattan e não o conjunto da ilha e dos demais bairros da cidade.

* Uptown (Parte Superior da Cidade) - Norte, Lado Este Superior (Upper East Side), Lado Oeste Superior (Upper West Side) e Harlem.

* Downtown (Parte Inferior da Cidade) - Sul (South), também conhecida como Sul da rua 14, e frequentemente referida como Lado Este Inferior (Lower East Side), SoHo (Sul da rua Houston), NoHo (Norte da rua Houston) e Village (Greenwich Village).

* Houston: Pronunciado “house-ton,” e não como a cidade homônima no Texas.

* O Trem (The Train) - O Metrô.

* Fucking move!!! - Apesar de ser uma expressão grosseira é aceita como sendo "Desculpe, saia da frente por favor !!!" (Excuse me, please get out of my way quickly !!!).

* (Let me get...) - Significa Pode me servir...(May I have…). Não é considerada rude quando usada ao pedir alguma coisa a um vendedor.

Nenhum comentário: