segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mulher Desastrada Perde O Equilíbrio E Rasga Quadro de Picasso

Segundo o site do jornal inglês Daily Mail http://www.dailymail.co.uk/news/worldnews/article-1245910/Picassos-The-Actor-painting-damaged-student-Metropolitan-Museum-New-York.html , uma mulher entusiasta de pinturas clássicas, que estava visitando hoje, 25/01, o Museu Metropolitano de Arte de Nova York, ficou bastante constrangida após ter perdido o equilíbrio e acidentalmente se chocado de encontro a obra de arte intitulada "L'Acteur" (O Ator), de Pablo Picasso, o que causou um corte de 15 centímetros na famosa pintura, avaliada em cerca US$ 130 milhões. O quadro de 1,80 m de altura estava pendurado em uma parede da galeria do segundo andar, em uma apresentação das primeiras obras do artista espanhol

L'Acteur:


A obra, que retrata uma figura masculina magra em um traje rosa tendo como cenário um palco de teatro, foi concluída em 1905, simboliza a mudança do período inicial do artista quando passou da predominância do azul para o rosa.

Segundo o porta-voz do museu Alysé Topalian, a avaria não chegou a ser mais séria pelo fato de ter atingido somente o canto inferior direito da tela e não a parte central da obra, que foi logo em seguida retirada de seu local de exposição e levada ao estúdio de conservação do museu para avaliação e reparo. A estimativa é que a restauração não deixará vestígios significativos, e o quadro deverá ser incluído na exposição "Picasso" no Museu Metropolitano de Arte, com 250 obras, programada para o período de 27 abril até 1º agosto.

Em 2006, Stephen Wynn, magnata dos cassinos de Las Vegas, NV, perfurou com seu cotovelo uma outra obra de Picasso conhecida por "Le Rêve" (O Sonho), um retrato de uma amante do artista, concluído em 1932. A pintura era a peça central da coleção particular de Wynn e o incidente que também causou um rasgo de 15 cm na tela, ocorreu quando ele mostrava a obra a um grupo de amigos e cuja venda estava prevista para dias depois pela quantia de US$ 139 milhões, transação que não se concretizou após o incidente.

Le Rêve:

Nenhum comentário: