segunda-feira, 21 de maio de 2007

Como Será Que Ele consegue Voar?

Aparentemente esse helicóptero russo Mi-24 Hind está voando e manobrando com o rotor principal parado.



Fake?

Penso que não. Propositalmente ou não, a câmera de vídeo estava registrando a imagem, usando uma frequência de "quadros por segundo", igual ao "número de rotações por segundo" do rotor principal do helicóptero, o que criou a ilusão ótica de que a hélice estava parada, o que seria uma impossibilidade física e aerodinâmica para esse tipo de aeronave.

O giro do rotor de cauda é visível, provavelmente devido a um número de rotações diferente do rotor principal.

O mesmo efeito visual é obtido usando um estroboscópio sobre qualquer corpo animado de movimento circular. Em linhas gerais esse aparelho é composto por um refletor luminoso intermitente, uma chave rotativa reguladora do número de lampejos por segundo e um display onde pode ser feita a leitura direta do número de rotações do objeto analisado.

Hoje em dia o estroboscópio é amplamente usado para fins práticos, por exemplo, quando se deseja saber o número de rotações de máquinas e motores, sem a necessidade de nenhum acoplamento elétrico ou mecânico. Ao se regular a frequência dos lampejos luminosos intermitentes do aparelho, que incidem sobre o objeto em movimento circular, e igualá-la com o número de rotações da peça, tem-se a ilusão ótica de que ela está parada. Feito isso, basta visualizar a escala do aparelho que estará indicando o número de rotações por minuto.

Uma antiga aplicação deste intrumento era o ajuste da velocidade dos antigos toca-discos fonográficos que utilizavam discos de vinil. Os pratos onde se apoiavam os discos, tinham marcas gravadas na bordas e que eram iluminadas por uma pequena lâmpada de descarga gasosa do tipo neón, alimentada por corrente alternada de 50 Hertz, ou seja, emitindo 50 lampejos por segundo. A distância entre as marcas era calculada de modo que, estando o conjunto prato/disco na velocidade correta, as marcas pareciam imóveis diante dos olhos do observador.

Crédito do vídeo: http://www.break.com

Nenhum comentário: