quarta-feira, 25 de junho de 2008

Morando Embaixo Da Ponte

Por algum motivo inexplicado, ou pelo menos não entendido uma vez que a matéria estava escrita em chinês, o novo viaduto foi construído passando por áreas residenciais e pelo menos o prédio de apartamentos de 6 andares e outros menores que aparecem nas fotos não foram desapropriados e demolidos, aparentemente permanecendo ocupados por seus moradores. Esses com certeza podem dizer que literalmente moram embaixo da ponte.

Até aí tubo bem, mas fico pensando como eles teriam se arranjado durante o estaqueamento das fundações dos pilares e içamento das enormes e pesadas seções de vigas de aço que compõem a estrutura de assentamento das pistas de rolamento.

Clique nas imagens para ampliá-las







Fonte: http://www.sina.com.cn

Mas que ninguém pense que isso é invenção de chinês e seja o único caso no mundo. Pelo menos uma outra obra existe em situação semelhante e justamente em pleno centro comercial da Ilha de Manhattan (Condado de Nova Iorque), cheia de leis e rígidas normas municipais. Mas nesse caso existe uma explicação:

Em 1970 o First National City Bank (hoje conhecido como Citibank) resolveu reunir todos os diversos departamentos que estavam espalhados pela cidade em um único prédio e para isso comprou uma grande área nas já valorizadíssimas esquinas da avenida Lexington com as ruas 53 e 54 Este. Ocorre que além dos prédios comerciais antigos que lá existiam e que foram logo demolidos, existia uma antiga e tradicional igreja (St Peter's Lutheran Church) construída em 1905 e que apesar da resistência da congregação com relação as insistentes propostas de compra pelo banco, estava enfrentando sérios problemas financeiros.

A solução aceita foi vender o terreno por US$ 9 milhões e permitir a demolição da igreja, com uma cláusula contratual que previa que o novo prédio do Citigroup Center a ser construído com 59 andares, tivesse um espaço entre o nível da rua e o primeiro pavimento, que permitisse que uma nova e menor igreja fosse posteriormente custeada e construída pelo banco, em parte sob o enorme prédio de 280 metros de altura.

A primeira vista causa uma sensação estranha e sem sentido, observar de longe o grande espaço vazio e os enormes pilares de quase 40 metros de altura entre o meio fio e o primeiro andar, em uma estrutura sem apoios nas quinas do arranha-céu, cujo peso foi distribuído por quatro pilares que foram deslocados para a região mediana de cada face, além de um núcleo central.

Mas os arquitetos conseguiram suavizar e harmonizar o impacto de uma construção em parte superposta a outra, criando inclusive uma grande praça em vários níveis inferiores ao da rua, muito frequentada principalmente no horário de almoço pelos milhares de funcionários do Citigroup Center.

Clique nas imagens para ampliá-las


Vista do prédio e da igreja (ver seta e realce em amarelo):



Detalhe da igreja "embutida" no prédio do Citigroup Center:

Nenhum comentário: