quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Surpreendente Arte De Rua De Mark Jenkins

Mark Jenkins é um artista americano especializado em instalações de rua. Autor de muitos projetos, ele é mais conhecido pelo seu trabalho de peças artísticas criadas com fitas adesivas transparentes para embalagens.

Alguns dos seus projetos incluem:

A Série Embutida: Modelos humanos em tamanho real e feitos com fita adesiva transparente, são vestidos com roupas comuns e colocados sempre em posições e situações esquisitas e esdrúxulas, ou podem ser postos parcialmente dentro de sacos ou latas de lixo, normalmente em ruas movimentadas, fazendo com que as pessoas que passam distraídas, surpreendam-se com o que estão vendo.

Jenkins então documenta através de vídeo a reação do público quando se depara com os modelos. A maior parte de seu trabalho é exposta em Nova York, Los Angeles e Washington, DC. Fora dos EUA apresentou várias obras em ruas e galerias de arte de diversos países.

Clique nas imagens para ampliá-las















A Série Transparente: Modelos como bebês, crianças, adultos e animais, sem nenhum revestimento sobre as camadas de fita, são pendurados em sinais de trânsito, outdors de propaganda e outros locais.





Indagado quanto tempo as suas obras normalmente duram, respondeu:
"Isto varia muito. Algumas peças que pensei que iriam sumir em poucas horas, duram semanas, e vice-versa. Algumas são levadas por pedestres; outras pelos garis da limpeza urbana. Se eu colocar uma peça ao alcance dos braços dos transeuntes, ela pode durar pouco tempo; se as colocar fora do alcance, o tempo aumenta consideravelmente. Algumas ainda estão até hoje exatamente no mesmo local e na mesma posição em que foram colocadas. Esta é a minha espécie de arte. Aquela que gosta de pregar peças em pessoas distraídas."

Fontes entre outras: http://en.wikipedia.org/wiki/Mark_Jenkins;
Imagens: http://www.xmarkjenkinsx.com/