sábado, 19 de junho de 2010

Será Essa A Ponte Mais Louca Projetada Até hoje?

A nova rodovia que ligará a cidade chinesa de Zhuhai às regiões administrativas especiais (SAR) de Macau e Hong Kong deverá estar concluída em 2016 a um custo estimado de US$ 11 bilhões e terá extensão de cerca de 50 km, divididos entre trechos em terra firme nas ilhas situadas na baía de Hong Kong, e pontes interligando-as com a China continental.

Maquete de parte do conjunto, vendo-se na parte superior esquerda, o novo Aeroporto Internacional de Hong Kong:




Além das exigências técnicas envolvidas em uma obra desse porte, um dos desafios era conciliar o modo de dirigir veículos, pois na ilha de Hong Kong, ex-colônia britânica, os veículos são conduzidos do lado esquerdo da estrada, como no Reino Unido e Austrália. Na China continental, entretanto, são conduzidos do lado direito da estrada. Certamente um problema para os motoristas, que poderiam facilmente se atrapalhar e se envolver em acidentes com a mudança de mão de direção. Para resolver esta confusão de infra-estrutura, uma das pontes foi projetada usando um "Flipper" (inversor), uma construção muito especial mas que não faz nada além de desviar o tráfego para a mão correta nos dois sentidos, sem que os motoristas tenham que se preocupar se estão trafegando na pista certa, ou com cruzamentos rodoviários complexos.

Para evitar acidentes, filas, e um provável trânsito caótico na região de fronteira, um grupo de arquitetos da firma holandesa NL Architects, de Amsterdam, desenvolveu um conceito tão simples quanto brilhante: a ponte do Rio do Colar das Pérolas irá possuir um trecho em formato de um "oito", onde as duas pistas serão superpostas nas mudanças de direção, o que permite, sem maiores dificuldades a inversão natural das duas mãos de direção, sem cruzamentos ao mesmo nível, nem sinalizações confusas, o que sem dúvida também proporcionará fluidez ao tráfego.

Simulação do tráfego (animação):



Fonte, entre outras: http://gizmodo.com/5560466/is-this-the-craziest-bridge-ever-designed

Nenhum comentário: