domingo, 18 de julho de 2010

Pague & Sente - O Futuro Banco De Praça Pública

O designer, fotógrafo e artista plástico alemão Fabian Brunsing está inconformado com a invasão da comercialização dos espaços públicos, ou da bitributação daquilo que o cidadão já pagou pelo direito de uso através de impostos .

Sua instalação "Pague & Sente - O Futuro Banco de Praça Pública", apresentada em Berlim, é exatamente o que parece. Uma série de pinos retráteis de metal embutidos nas pranchas que compõem o assento do banco, impedem que qualquer cidadão desfrute de um descanso, sentando em um banco de praça pública, a não ser que pague uma taxa de €$ 0,5 (R$ 1,1) depositado na caixa coletora de moedas, o que fará com que os pinos sejam recolhidos em suas bases.

Terminado o tempo estipulado de uso, um sinal sonoro avisa ao usuário que é hora de levantar e ato contínuo os pinos são acionados, voltando para as posições iniciais, espetando as nádegas dos mais incrédulos ou recalcitrantes.





Esta proposta curiosa, chama a atenção em relação a crescente e absurda necessidade de se pagar pelo privilégio de usar espaços e serviços públicos. Mas, ao contrário dos banheiro público em que é necessário o uso de fichas ou moedas para se ter acesso, não há grandes despesas na manutenção de um banco.de praça pública.

Claro que alguém precisa raspar o excremento de pombos ou até mesmo aplicar uma demão de tinta de vez em quando, mas isso é tudo. A instalação de Fabian Brunsing, não deixa de ser um divertido dispositivo de tortura, que se encaixaria perfeitamente na trama do livro 'Na Colônia Penal" de Franz Kafka.



Fonte: http://www.switched.com/tag/fabian+brunsing/

Nenhum comentário: