quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cartório Baiano Autentica Certidão De Casamento De Lula E Dilma

Matéria publicada no site do Jornal Correio da Bahia em 16/12/09 http://www.ejornais.com.br/jornal_correio_da_bahia.html , noticiou um fato no mínimo insólito e hilário, que mostra a falta de seriedade com que alguns Cartórios de Notas de Salvador lidam com documentos que lhes são apresentados.

Dessa vez, o Tabelionato do 5º Ofício de Notas, localizado no bairro Comércio em Salvador, Bahia, autenticou sem maiores cuidados e pela módica quantia de R$ 8, nela já incluída uma taxa de urgência de sete vezes o valor da tabela de serviços cartoriais, uma cópia xerox de uma certidão de casamento grosseiramente falsificada.





O fato teria passado despercebido e caído no esquecimento, como em tantos outros casos semelhantes que devem ocorrer diariamente no Brasil, se os nubentes não fossem o presidente Luiz Inácio da Silva e a ministra Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, casados há 15 anos atrás, no dia 9 de setembro de 1994, segundo o documento falsificado.

O "documento" foi devidamente autenticado no dia 10 de novembro passado, por um funcionário daquele cartório, identificado como José Marcos Lopes Brito que nem sequer exigiu o original ou leu os nomes manuscritos, limitando-se a carimbar o papel, rubricar, receber a grana e entregar em poucos minutos o "documento" autenticado, levado ao cartório por um cidadão comum que queria com isso demonstrar a que ponto chega a falta de seriedade dos serviços prestados pelos tabelionatos da capital baiana.

“O departamento de arte da minha empresa adulterou uma certidão de casamento legítima. Chegando no cartório, só tinha essa xerox aqui na mão. Eles cobraram um valor maior para autenticar sem o original. Foi rápido e fácil”, relatou o cidadão que preferiu não se identificar. Na falsa certidão autenticada, Dilma Vana Rousseff passou a se chamar Dilma Rousseff da Silva. Os nomes constantes da filiação indicada no documento, eram os nomes corretos dos pais de Dilma e Lula, embora nenhuma diferença deveria fazer, quaisquer que fossem os dados de filiação que constassem ali.

O funcionário que rubricou a autenticação do documento, não foi encontrado, até mesmo porque os servidores dos cartórios de Salvador estão em greve desde o início da semana.

Créditos das fotos: Correio da Bahia

Um comentário:

Guilherme disse...

Hehehe. Cara, Brasil é Brasil, não tem jeito, nego faz piada com tudo, bem legal seu blog, você trata de assuntos bem variados, o negocio da correia do carro eu tinha visto em outro lugar, muito legal também. Postei algo semelhante a este seu post em meu blog, depois passa lá e deixa seu comentário. Grande abraço.

[url="http://bibliotecarioto.blogspot.com/"]http://bibliotecarioto.blogspot.com/[/url]