quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Paciente É Operado Em Alagoas Para Retirar 3 kg De Metais Do Estômago

Segundo notícia publicada hoje, 17/12, no site do jornal "Tudo na Hora", de Maceió, Alagoas, http://www.tudonahora.com.br/noticia/maceio/2009/12/17/78233/homem-operado-no-hge-tres-quilos-de-metais-e-operado-e-passa-bem-no-hge , médicos do Hospital Geral do Estado tiveram que operar um paciente, morador em de São Miguel dos Campos e que deu entrada naquele hospital com quadro agudo de diarréia. A surpresa ficou por conta ao ser observado durante os exames que incluiram uma endoscopia que o homem tinha cerca de três quilos de metais no estômago, inclusive um ímã que mantinha as peças de metal juntas, impedindo que fossem eliminados naturalmente pelo organismo.

Um dos médicos que o atendeu, afirmou que o paciente, Josué Ílton dos Santos, de 27a, foi então submetido a uma cirurgia e que permitiu a retirada de 22 chaves, um miolo de relógio, pulseiras de relógio, 8 moedas, 50 parafusos pequenos, 4 parafusos grandes, pregos, molas de pregador de roupa, 4 fusíveis, 2 agulhas de costura, 31 pedaços de gilete, um pedaço de ímã, uma tesoura, botões, linha e outros objetos metálicos, conforme mostrado na foto abaixo.


Josué Ílton sofre de problemas psiquiátricos, com distúrbios de comportamento. Ao ser indagado há quanto tempo ele estava engolindo metais, prontamente respondeu: "Há quatro meses".

De acordo com o cirurgião, é comum o atendimento de crianças que ingerem moedas, quando então é feito o acompanhamento dos casos através de radiografias até a sua eliminação natural, mas que no caso de Josué, havia um ímã mantendo unidos os objetos, por isso foi decidido fazer a cirurgia. Afirmou ainda que o paciente vai ficar em observação e vai ser acompanhado por um psiquiatra, para tentar impedir que ele volte a ingerir objetos metálicos.

Segundo o boletim médico divulgado, o paciente passa bem e deve ter alta em cinco dias.

Crédito da foto: jornal "Tudo na Hora"

Comentário pessoal: Cá entre nós, mas 3 kg me parece um tanto exagerado. Tudo bem que tem um monte de quinquilharia alí na foto, mas se for pesar na balança...Talvez a repórter quisesse dar maior ênfase ao título da notícia. Mas enfim, tudo bem.

Nenhum comentário: