quarta-feira, 3 de junho de 2009

Air France 447 - Gelo Teria Sido Detectado Nas Sondas Do Avião

A partir do momento que a Força Aérea Brasileira anunciou ter descoberto "pequenos destroços" flutuando no Atlântico, a 650 km a nordeste da ilha de Fernando de Noronha, estima-se que seja muito improvável a localização dos gravadores de vôo CVR e FDR, conhecidos como "caixas pretas", e que devem estar a mais de 3.000 metros de profundidade. Por isso as únicas fontes confiáveis disponíveis hoje são as mensagens ACARS (Aircraft Communications Addressing and Reporting System) enviadas automaticamente e sem interferência humana pelos sistemas computadorizados do avião.



Estas informações, não são enviadas para o controle do tráfego aéreo, mas sim para o setor de manutenção da empresa, com a finalidade de permitir que equipes de terra possam antecipadamente tomar conhecimento das falhas ocorridas em vôo, desde as mais simples até as mais graves. Com isso, após a chegada ao destino, os técnicos podem efetuar os reparos necessários, com peças sobressalentes já em mãos, o que reduz o tempo de imobilização da aeronave no solo.

Projetado basicamente para facilitar a manutenção, o sistema ACARS também é utilizado para transmitir informações do solo para as aeronaves, tais como previsões meteorológicas e de outros tipos, ocasião em que as mensagens recebidas podem ser impressas na cabine de comando.

Como programas decodificadores de ACARS estão disponíveis na internet, as empresas evitam a transmissão via rádio, dando preferência aos links por satélite, como no caso do AF 447, de modo que as informações não fiquem ao alcance de pessoas curiosas.

Essas mensagens que se assemelham a e-mails são transmitidas via rádio VFH, HF (ondas curtas) ou satélite e são similares a do exemplo abaixo, cujo teor foi modificado só para ilustrar:

-------------------------[ 01/05/2008 10:08 ]----------------
ACARS Mode: O Aircraft Registration: F-ABCD
Aircraft type: A330/200
Message Label: 5U Block ID: 3 Message Number: M65A
Flight Number: LX1234
Operator: Luxor Airlines
Message Content: -
01 WXRQ 0281/01 UUEE/LIRF .F-ABCD
/TYP 1/STA LIRF/STA /STA
-----------------------------------------------------------------

O texto após decodificado, contém além da anomalia registrada em função de cada sistema de bordo, a hora e a posição da aeronave quando ocorreu a falha, o que no caso do A 330 da Air France já permitiu delimitar a área de busca no Atlântico.

Assim, de acordo com as informações divulgadas em 02/junho pelo jornal francês Le Point, a primeira mensagem do AF 447 teria indicado que os Tubos de Pitot, que são as sondas externas responsáveis por coletar informações tais como velocidade do ar e pressão atmosférica, estavam congeladas, possivelmente por defeito nos aquecedores elétricos daquelas peças, tornando imprecisas as informações fornecidas aos instrumentos de bordo da aeronave, e com isso distorcendo as leituras de velocidade e altitude disponibilizada aos pilotos.

Um acidente com um Airbus A 320 em 27/11/08, nas proximidades de Perpignan apresentou circunstâncias semelhantes.

Ainda de acordo com o jornal, a segunda informação transmitida pelo ACARS do Airbus da Air France, teria sido muito mais alarmante e indicado violenta despressurização da cabine, conhecida como "descompressão explosiva", fenômeno que pode ser causado pela ruptura de uma única janela. O Le Point questiona se confirmada essa descompressão, não teria sido ela responsável pelo início da possível desintegração estrutural do avião ainda voando a 35 mil pés (aprox. 11,5 mil metros) de altitude. A pane elétrica só foi notificada na última transmissão automática de dados do Airbus as 4 h 19 min (horário de Paris). A partir desse horário nenhuma outra transmissão foi recebida do A 330.

O jornal francês não divulgou como obteve acesso a essas informações.

Adaptado de: http://www.lepoint.fr/actualites-societe/2009-06-02/airbus-d-air-france-disparu-du-givre-detecte-sur-les-sondes-de-l-a-330/920/0/348732

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