quarta-feira, 8 de julho de 2009

Veleiro Fica Espetado Em Recifes Durante Regata

Tudo começou com uma ousada manobra de ultrapassagem na manhã de hoje, 8/jul, durante a regata anual do Royal Channel Islands Yacht Club, quando um certo senhor Manning, proprietário do veleiro "knight Star", um modelo Sadler Starlight 35 de 12 m, e seu colega Peter Williams deixarem o porto de Binic, no Noroeste da França, no último dia da competição.


O proprietário tentou ganhar velocidade sobre os outros 19 concorrentes aproveitando o vento favorável em um trecho muito perto dos recifes, mas calculou mal a profundidade do local , assim como o fato de que na ocasião a maré era vazante. O resultado foi que o barco acabou encalhando nas rochas e em seguida quando a maré desceu, ficou completamente fora da água, espetado pela barbatana de 1,8 m da quilha, perto de Saint-Quay-Portrieux no noroeste da França.

Os dois competidores nada sofreram e os danos no veleiro foram pequenos ao contrário do que ocorreu com o orgulho do sr. Manning que em 40 anos de experiência com barcos a vela e vencedor daquela regata por duas vezes no passado, nunca havia cometido um êrro tão elementar, descrevendo o episódio com sua típica serenidade britânica, como "um embaraçoso êrro de julgamento".

Ele e seu companheiro de equipe abandonaram o barco, até que o Serviço Nacional de Salvamento Marítimo (Société Nationale de Sauvetage en Mer) conseguiu desencalhá-lho quando a maré subiu outra vez.

Fonte: http://www.dailymail.co.uk/news/worldnews/article-1198156/High-dry-Boat-ends-grounded-rocks-yacht-race.html

Nenhum comentário: